O Vestibular e o Enem

O Vestibular, dependendo da competitividade da faculdade e do curso almejado, é um exame bastante difícil. Para entrar nas melhores universidades do Brasil, é necessário se preparar adequadamente para a prova. Até recentemente, praticamente toda faculdade no Brasil tinha seu próprio Vestibular. Contudo, desde que o Enem se tornou mais importante, muitas faculdades no Brasil, principalmente as federais, substituíram a primeira fase de seu vestibular pelo Enem. É importante ressaltar que o Enem foi introduzido em 1998, mas foi apenas nos últimos anos que ganhou bastante importância. O Enem – Exame Nacional do Ensino Médio – ocorre durante dois dias – sábado e domingo. Atualmente, ocorre apenas uma vez por ano, mas é possível que, a partir de 2013, ocorra duas vezes.

Se você, aluno, estiver se preparando para prestar o Enem, é recomendável que suplemente seus estudos com um curso para o Enem on-line. A Internet oferece várias vantagens que não podem ser replicadas off-line, mesmo em um curso para o Enem. Ao se preparar para o Enem, estude com o melhor material didático. Lembre-se de que o exame cobre muito conteúdo – você pode ser testado em qualquer assunto ensinado no Ensino Médio e mesmo no Ensino Fundamental. Além disso, o exame testa Cultura Geral e outros assuntos como Filosofia, Sociologia, Inglês e Espanhol.

É importante que você esteja bem preparado no dia do exame. Descanse bem no dia anterior. É extremamente importante que você chegue na hora, pois as regras quanto a isso são extremamente severas. Se você chegar atrasado, pode ser impedido de prestar o Enem, e isso significará que você terá de esperar até o ano que vem para prestar a prova. Isso vale tanto para o Enem quanto para o Vestibular. É importante não se atrasar para o exame. Portanto, não vá dormir tarde na noite anterior à prova.

Muitos alunos em todo o Brasil estão estudando para o Enem. A prova é certamente difícil, pois testa um conteúdo muito abrangente. A prova testa sua habilidade de interpretar textos e de resolver problemas de raciocínio matemático. Portanto, não é um exame que testa apenas conhecimento, e sim, suas habilidades intelectuais. Desde que o Enem se tornou mais importante, ele passou a testar mais conhecimentos e se tornou uma prova muito mais longa. O exame inclui quatro áreas e exige que você escreva uma redação. A prova de Redação do Enem é de grande importância: pode fazer toda a diferença em sua nota. Desde que o Enem foi instituído, todas as provas de Redação foram dissertativas. Portanto, é importante que você, aluno, pratique escrever redações dissertativas.

Estudar para o Enem significa se preparar para as seguintes áreas de estudo:

– Ciências Naturais: Biologia, Física e Química;

– Ciências Humanas: História, Geografia, Filosofia e Sociologia;

– Matemática e Língua Portuguesa: a maioria das questões de Português é de Interpretação de Textos, mas a prova pode testar Literatura e alguns conceitos de Gramática.

À luz do fato que o Enem se tornou extremamente importante, tendo substituído a primeira fase do Vestibular de muitas faculdades, muitos alunos agora se preparam para o exame da mesma forma como se preparavam para o vestibular. Muitos alunos fazem cursinhos que preparam não apenas para o Vestibular, mas para o Enem também. A maioria das pessoas que presta o Enem são alunos do Ensino Médio ou recém-formados. Mas há também muitas pessoas que se formaram do colégio há mais de 10 anos que prestam a prova porque desejam ingressar em uma faculdade. Afinal, nunca é tarde demais para adentrar a faculdade.

Se você pretende prestar o Enem, é importante que você se informe a respeito da data do exame e de todos os requerimentos e documentos necessários para que você possa prestar a prova. Muitas pessoas procuram uma solução mágica para fazer uma boa prova. O melhor conselho é também o mais evidente: estude para o Enem. Você não precisa fazer um cursinho caro para fazer uma boa prova. Há muitos recursos na Internet que podem ajudá-lo no prepara para a prova.

10Emtodo é Portal de educação para alunos e professores, voltado para o Vestibular, o ENEM e o Ensino Médio. Aulas, questões, simulados, gerador de provas, provas de vestibulares e cursinho enem, artigos e cultura geral.Para mais informações visite o portal: 10emtudo.com.br

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply

Artigos Blog