Como escolher um bom curso de web design

Não tem jeito. Web design é um daqueles segmentos onde você precisa de treinamento contínuo ou você estará despreparado para competir. Lembre-se de páginas HTML dos anos 90? Eles não se pareciam em nada com o que é projetado hoje.

O web design segue tendências. Pode, nesse sentido até ser comparado com a moda. A tendência do web design depende dos truques da interface e dos comportamentos do usuário.

Existia uma época em que os sites eram construídos com tabelas. Hoje é inimaginável estruturar um site através delas. Então, como os web designers se mantêm? A resposta é tentativa e erro tentando encontrar as melhores alternativas para construir sites ou se especializando em cursos de web design. Se você não quer decepcionar os clientes através do caminho da primeira opção, é melhor manter-se atualizado com as aulas de web design que ensinam as últimas novidades em codificação, fundamentos de design e técnicas para criação interface do usuário.

Curso online ou presencial?

Curso de web design

Com aulas presenciais, você obtém um aprendizado mais dedicado ao grupo de pessoas que estão em sua classe e conhece pessoas em seu campo. Mas geralmente esses cursos são mais custosos e ainda existem a questão do deslocamento e horário pouco flexível.

No caso dos cursos online, os custos de aula são mais baixos e você pode ter uma aula no conforto do seu lar, em qualquer lugar e horário que você bem entender. Basta ter uma conexão com a internet.

Quanto a questão do networking vai depender do curso. Alguns podem estimular o convívio com a criação de grupos online fechados.

Cursos pagos ou gratuitos?

É fácil encontrar propaganda sobre cursos gratuitos. Pode até ser uma boa introdução. Mas na verdade esse cursos oferecem um pacote com noções básicas onde posteriormente você terá que de qualquer forma adquirir uma versão completa do curso. Já que é assim o melhor mesmo é aderir um curso completo mesmo que pago.

Mas o que diferencia os cursos bons dos ruins?

A primeira coisa que você deve se preocupar na hora de procurar um bom curso de web design é saber se entre os conteúdos existe uma preocupação em transmitir informações sobre fundamentos de design e web design. Isso porque esse fundamentos devem permear todo o processo de construção de websites para que se atinja realmente os objetivos dos projetos e colabore efetivamente para uma ótima experiência do usuário.

Cuidados com cursos que não se preocupam em ensinar esses fundamentos. Muitos cursos estão mais preocupados em ensinar a mexer em softwares. Saiba que softwares não substituem os fundamentos na hora de criar websites. É comum o aluno ficar impressionado com as possibilidades que programas como o Photoshop podem proporcionar. Realmente é uma ferramenta incrível. Mas saber manuseá-lo não fará de você um web designer. Fará de você um operador de software. Saber usar os fundamentos é que fará de você um web designer.

Considere isso o fator principal entre tantos que você poderá levar em consideração na hora de avaliar cursos.

Conclusão

Em suas pesquisas você confrontará diversos tipos de ofertas de curso de web design. Algumas para você aprender online, outras presencial. Algumas gratuitas, outras pagas. Mas independente da oferta, o mínimo que um curso deve oferecer é a presença em seus conteúdos dos fundamentos de design e web design. Sem isso você estará despreparado para o mercado e terá que agir efetivamente para suprir essa carência.

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply

Artigos Blog