Afinal, o que é WordPress?

WordPress é um CMS (sistema de gerenciamento de conteúdos) na web, escrito em PHP e corrido em MySQL, feito inicialmente para a criação de blogs, mas sendo hoje muito utilizado para na criação de sites profissionais.

O WordPress foi desenvolvido por Matthew Mullenweg e Ryan Boren em 27 de maio de 2003 a partir do antigo b2/cafelog. Por ser gratuito, fácil de usar, com frequentes atualizações e ter muita qualidade e segurança, o WordPress caiu no gosto popular fazendo com que muitos blogueiros profissionais e empresas que criam sites passassem a utiliza-lo. O WordPress é distribuído sob Licença Pública Geral – GNU General Public License.

Outro fator que contribuiu para o crescimento do WordPress no mundo, foi que em 2003 os termos de licença do Movable Type (Outro CMS e principal concorrente do WordPress), foram modificados por seus criadores. Com isso, boa parte de seus usuários mudaram para o WordPress. Esse fato fez com que houvesse um crescimento contínuo em sua popularidade. Hoje em dia o WordPress é a maior e melhor plataforma de Gerenciamento de Conteúdo do mundo.

Algumas Características

  • Instalação e Atualização– A instalação é muito rápida e intuitiva, levando em média 10 minutos. Todas atualizações são feitas através do painel de administração, sendo que possuí um recurso de atualização automática.
  • Temas– O layout e design do tema poderá ser alterado e adaptado conforme o seu gosto e necessidade. Utilize a técnica de temas filhos para alterar o seu tema. Claro que para isso é exigido um certo conhecimento de HTML e CSS. Existem uma infinidade de Temas Gratuitos e Temas Premium para que o seu site fique a sua cara.
  • Plugins– Os plugins alteram os recursos do seu site. No repositório do WordPress existem inúmeros plugins para todas finalidades. Se você tiver conhecimento de PHP, poderá desenvolver o seu próprio plugin.

Desenvolvedores

Apesar de ser desenvolvido e mantido em grande parte pela sua comunidade, o WordPress é associado com a Automattic, onde alguns dos principais desenvolvedores do WordPress são funcionários.

O WordPress foi desenvolvido em duas versões, sendo a versão WordPress.org e WordPress.com. A diferença é que a versão .org é mais completa, personalizável e profissional sendo necessário a contratação de um servidor de hospedagem para hospedagem do mesmo. A versão .com não precisa da contratação de um servidor, porém é restrita e não permite a inserção de banners.

Portanto, é de suma importância no processo de criação de sites  ver se sua necessidade é de um site dinâmico ou não, e se sim, opte pelo WordPress. Você não vai se arrepender.

Pense nisso

Sucesso!

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply

Artigos Blog