O que é Rinoplastia Estruturada?

A rinoplastia é, atualmente, um dos procedimentos mais buscados tanto por mulheres quanto por homens, de diversas faixas etárias. Isso porque a cirurgia plástica do nariz está diretamente relacionada à autoestima, além do fato de que o nariz fica localizado exatamente no centro da face e, quando está em desarmonia com o restante do rosto, pode trazer descontentamentos ao paciente.

Existem pessoas que buscam a rinoplastia para corrigir imperfeições mais simples, como a diminuição do dorso, por exemplo, há também quem procure pela cirurgia para melhorar os aspectos funcionais ou quem recorre à rinoplastia para alterar algumas características étnicas de forma sutil, entre outros motivos.

Quais são as causas comuns de deformações da rinoplastia?

Após a realização da cirurgia plástica de nariz, a ação de forças naturais de cicatrização por um longo período pode resultar em deformações da estrutura nasal. Entre elas destacam-se:

  • As fibroses, que são tecidos cicatriciais que surgem ao redor das estruturas remanescentes da intervenção. Com o tempo, elas podem sofrer contração, gerando distorções no formato do nariz;
  • A movimentação respiratória natural, que pode resultar em colapso das cartilagens, reduzindo as vias áreas, o que pode gerar dificuldades respiratórias ou disfunções;
  • As estruturas originais podem pressionar a região de forma que o nariz tende a retomar à forma anterior;
  • O envelhecimento reduz a resistência das cartilagens, causando a queda da pele da região devido à sustentação dos tecidos estar prejudicada.

O que é Rinoplastia Estruturada

A Rinoplastia Estruturada é a forma mais moderna e mais indicada pelos especialistas em cirurgia plástica do nariz. Assim como na técnica redutora, durante a rinoplastia estruturada, os ligamentos nasais são interrompidos e, caso haja a necessidade, as estruturas cartilaginosas e ósseas do paciente são reduzidas e moldadas pelo cirurgião plástico. Se for o caso, a técnica também permite o aumento das estruturas.

A grande diferença da rinoplastia estruturada para a técnica redutora é o fato de que o especialista utiliza enxertos de cartilagem do próprio paciente, que podem ser retirados do septo nasal, orelhas ou costelas, por exemplo, que são esculpidos para serem utilizados como suporte e reforço à estrutura nasal resultante da rinoplastia, formando vigas de sustentação.

Os enxertos devem ser realizados com cartilagens retiradas do próprio paciente para que não ocorram rejeições do organismo após a cirurgia, que poderiam prejudicar o resultado da rinoplastia. Além disso, o cirurgião plástico também poderá realizar alguns pontos de fixação das cartilagens a fim de reconstruir os ligamentos e reduzir as possibilidades de alterações devido aos motivos citados anteriormente.

Caso esteja pensando em realizar uma rinoplastia, entre em contato com um especialista e converse sobre os métodos explicados. Apenas um cirurgião plástico poderá confirmar a necessidade do procedimento e indicar a técnica ideal para o seu caso.

Quais as principais vantagens da rinoplastia estruturada?

Como apresentado anteriormente, a principal vantagem da rinoplastia estruturada está associada ao fato de ela ter cuidados específicos com o fortalecimento da estrutura nasal durante o procedimento.

Entretanto, outras vantagens podem ser citadas em relação ao procedimento quando comparado com a rinoplastia redutora. São elas:

  • Resultado mais consistente e definitivo devido à estrutura nasal ter sido esculpida e reforçada por enxertos durante o procedimento;
  • Menores chances de distorções da estrutura nasal, mesmo após o período de cicatrização e com a ação do tempo, evitando problemas estéticos e funcionais futuramente;
  • Possibilidade de aumento de algumas partes do nariz devido a usar uma técnica de cartilagem esculpida.
  • Mais chances de sucesso no procedimento, pois permite ao cirurgião plástico ter uma previsão maior sobre o resultado a longo prazo.

A rinoplastia estruturada é uma técnica moderna e segura de intervenção estética e funcional na região nasal. Como qualquer procedimento cirúrgico, entretanto, deve ser devidamente aprovada por um cirurgião plástico de confiança após a análise detalhada do caso.

.......

Adoraríamos ver seus comentários

Comente/Avalie

Artigos Blog