Diabetes quais são as causas e tratamentos

Diabetes é um problema de saúde que afeta milhares de pessoas no mundo todo. Essa doença é multifatorial, ou seja, pode ocorrer por vários motivos. O diabetes apresenta um conjunto de sintomas com muitas origens. A falta de insulina causa um aumento da glicose, que é o açúcar no sangue.

O que causa o diabetes

A diabete surge no momento em que o pâncreas não consegue mais produzir adequadamente o hormônio insulina em quantidade correta para se adequar as necessidades do organismo.
Tipos de diabetes

Diabetes tipo 1

O sistema imunológico começa a apresentar defeito e o pâncreas perde a capacidade de produção da insulina. Assim, acontece um ataque dos anticorpos às células que fabricam esse hormônio. Esse tipo de diabetes atinge cerca de 5 a 10% das pessoas. O indivíduo nasce com uma tendência genética a ter diabetes e dificuldade de produzir insulina.

A diabetes pode ser desenvolvida em qualquer idade. Os principais sintomas da diabetes tipo 1 é: vontade de urinar muitas vezes, náusea e vômito, fome frequente, perda de peso, fadiga, mudança de humor, sede constante, nervosismo e fraqueza.

Pré-diabetes

Esse termo é usado para estabelecer que o paciente está propenso a ter diabetes. É uma espécie de estado intermediário entre o diabetes tipo 2 e o estado saudável. Uma das causas é a tendência familiar e a genética, além de sedentarismo, má alimentação e o consumo de muitas calorias.

Diabetes tipo 2

No diabetes tipo 2 existe uma falha ao agir e uma diminuição da secreção de insulina. O diabetes tipo 2 é conhecido pela resistência à insulina. Esse tipo de diabetes tem tratamento com medicamentos orais e injeções. Mas ao passar dos anos a doença pode agravar. Ela atinge em média 90% das pessoas com diabetes. Os sintomas principais são: infecções frequentes, pés com formigamento, dificuldades de cicatrizar feridas, alteração na visão e furúnculo nos pés.

Diabetes Gestacional

É quando acontece o aumento da resistência do trabalho da insulina na gestação, assim ocorre um aumento dos níveis de glicose. Isso tudo no momento da gestação podendo cessar ou não após o parto. Ainda não foi descoberto o motivo do surgimento da diabetes gestacional.
Como é feito o tratamento para o diabetes

Para que o tratamento contra o diabetes tenha resultado é necessário manter uma vida saudável, praticar exercícios físicos e aderir a uma alimentação equilibrada. É importante também controlar a glicemia para evitar uma piora da doença. O paciente deve evitar consumir açúcar, que está presente nos pães, massas e doces.

O ideal é comer grãos e pães integrais. O medicamento para diabetes tipo 1 é uma carga de insulina que vai sendo disponibilizada na corrente sanguínea pouco a pouco. E no diabetes tipo 2 é utilizado remédios hipoglicemiantes. A maneira mais eficiente de controlar a doença é verificando a taxa de açúcar todos os dias fazendo uso de tiras reagentes e ainda o glicosímetro.

Recomendações

O paciente portador de diabetes precisa ter acompanhamento de um médico especialista. É fundamental seguir as orientações médicas para controlar a doença;
A dieta deve ser seguida rigorosamente, por isso procure um nutricionista que indique um cardápio ideal para o seu caso. Não é preciso viver sem consumir os produtos de sua preferência. Com moderação você poderá saboreá-los uma vez ou outra;

Realize um treinamento físico regular para controlar as taxas glicêmicas no sangue. Tenha isso como uma prioridade em sua rotina;
Evite o tabagismo, pois isso causa o entupimento das artérias e veias. Em função do diabetes prejudicar a circulação sanguínea nos vasos pequenos e grandes, fumar aumenta o processo de surgimento de outras doenças, além do agravamento do diabetes.

Mais em: https://www.saludynutricionbienestar.com

Meu nome é João lucas e adoro compartilhar meus conhecimentos com o próximo

Adoraríamos ver seus comentários

Comente/Avalie

Artigos Blog