A importância da água na atividade física e no corpo humano.

A saúde e o funcionamento do corpo humano estão diretamente ligados há quantidade de água que consumimos no nosso dia-dia, por isso é importante ingerir muita água. A água que está presente no nosso corpo é uma peça fundamental no auxílio do funcionamento do organismo. O percentual depende da pessoal, sendo baseado na idade, sexo, massa muscular e tecido adiposo (que é o armazenamento de gordura).

Necessidade de água

A quantia de água que perdemos na correria do nosso cotidiano deve ser recolocada ao longo de cada dia, para manter a saúde equilibrada e auxiliar no funcionamento do organismo. Baseando – se em pesquisa realizadas nos Estado Unidos da América (EUA), uma pessoal adulto precisa de aproximadamente 1ml de água/Kcal/dia ou 35ml/kg e uma criança entre 50-60 ml/kg.A necessidade da agua

Para atletas, a necessidade de água deve ser calculada individualmente. A hidratação adequada no esporte ocorre quando fornecemos a reposição de água em quantidades certa antes, durante e depois das atividades físicas. Segundo pesquisas feitas no EUA, a quantia de líquido recomendada quando praticamos exercícios físicos são:

  • Antes das atividades: 500 ml de água nas duas horas que antecedem um exercício.
  • Durante o exercício: tomar em intervalos regulares, com a meta de recompor toda a água perdida por meio do suor.Necessidade de água

O certo é consumir os líquidos com quantidades equilibradas de carboidratos e eletrólitos – mais conhecidos por- para atividades com tempo de aproximadamente de 1 hora e 30 minutos. Os líquidos devem ser tomados em temperatura inferior ao do ambiente – entre 13 a 23ºC-.

Porque devemos tomar água ?

  • Ajuda a circulação dos nutrientes pelo organismo.
  • É um dos melhores lubrificantes nas articulações.
  • Ajuda regular a temperatura do nosso corpo, através do suor.
  • É essencial para todos os processos fisiológicos de digestão, absorção e excreção.Porque devemos tomar água

Hoje podemos encontrar a água em diversas fontes. Na pratica a maior parte, 60%, vem dos líquidos, incluindo a água (H2O), os alimentos ajudam com proporções variadas de água, algumas frutas têm um percentual maior. Uma pequena quantia de liquido é obtida através da água do metabolismo, formadas durante a produção de energia. Então podemos afirmar que a água é muito importante e necessária há nossa saúde, por isso, devemos sempre lembrar que sem uma alimentação regulada, sem água e sem atividade física nossa saúde pode estar em perigo, ou seja, se seguirmos esses três fatores de forma correta sempre estaremos bem e tentar fazer o possível para que essa conscientização se torna um estilo de vida saudável. A necessidade de água varia ao longo do dia, em decorrência da alimentação, atividade física e temperatura ambiente.

Como a água sai do nosso corpo?

As principais perdas de água do nosso corpo são:

  • Através urina.
  • Pela pele (suor)
  • Como vapor d’água expirada.
  • Pelas fezes.Como a água sai do nosso corpo

Em temperaturas normais a perda de água é de aproximadamente de 2300 milímetros por dia, já em climas mais quente e praticando exercícios intensos e duradouros, essa perda se aproxima de 3300 e 6600, respectivamente diários. Nos exercícios físicos, a perda de água acontece quando há aumento da temperatura do corpo e através da respiração. A sede não é um indicador da falta de tomar líquidos, quando não percebida, já ocorreu uma baixa de, aproximadamente, 2% do peso total. A perda de água corporal por meio do suor pode chegar á 5% do peso corporal, ela se associa à fadiga e pode deixar o atleta em risco, assim como a baixa ingestão de água pode levar à desidratação. Lembrando que quando temos maior desidratação, o fluxo sanguíneo será menor.

Como devemos nos hidratar corretamente?

  • Sempre beba água à vontade.
  • Na prática de atividade física, cuide para não se desidratar.
  • Verifiquei seu peso e a cor da urina (normal= amarelo claro) antes e depois da atividade física. Esse cuidado ajuda a identificar se está bem hidratado;Como devemos nos hidratar corretamente

Pessoal muito obrigado! Espero que esse artigo ajudem todos nós a importância da água para nosso corpo. Até à próxima!

Créditos: corpoefitness.com

Adoraríamos ver seus comentários

Comente/Avalie

Artigos Blog