Como ter êxito no Enem e no Vestibular

Sair-se bem no Enem e no Vestibular é um desafio para a maioria dos alunos, principalmente para aqueles que visam a uma vaga em um curso muito concorrido.

O que o aluno deve fazer para ter êxito no Enem e no Vestibular? Neste artigo, oferecemos 10 sugestões:

1. Motive-se.

A motivação representa um elemento fundamental no preparo para essas provas. Quase todos os alunos que se saíram bem no Enem e no Vestibular se empenharam muito em passar nos exames. Despenderam meses estudando e sacrificaram lazer e sono, por exemplo. A motivação pessoal é um ingrediente-chave para o sucesso.

2. Não desista.

Muitas pessoas têm o péssimo hábito de desistir de seus objetivos quando se defrontam com obstáculos. Inegavelmente, preparar-se para o Enem e o Vestibular requer esforços e sacrifícios. Há dias em que o aluno, exausto e desmotivado, pensa em desistir. Não permita que isso ocorra! Se você não entendeu a matéria hoje, estude-a novamente amanhã. A persistência é essencial para o sucesso nos estudos.

3. Avalie-se correta e honestamente.

A fim de se preparar adequadamente para uma prova, é necessário o aluno estar ciente de seu nível de preparo. Muitos candidatos ao Enem e ao Vestibular acreditam que estão bem preparados, mas, na realidade, não estão. É extremamente recomendável, portanto, que o aluno faça diversos simulados para avaliar seu nível de preparo.

4. Prepare-se para as provas por meio de um excelente conteúdo didático.

A qualidade do conteúdo didático mostra-se fundamental a fim de se preparar para o Vestibular e o Enem. O material de estudo precisa ser de alto nível. Além disso, é necessário que cubra toda a matéria exigida nas provas. Há sites na Internet, como o Educabras, que disponibilizam um excelente conteúdo didático. Além de estudar as aulas, é importante que o aluno responda a questões para avaliar se compreendeu e reteve a matéria. No Educabras, o aluno pode responder a questões relacionadas às aulas estudadas.

5. Determine quanto tempo de estudo dedicará a cada matéria.

Após o aluno diagnosticar seu nível de preparo, deve programar os estudos. Por exemplo, caso encontre dificuldades em Matemática, precisa dedicar mais tempo de estudo a ela. É importante lembrar que há muito a estudar e que o tempo é limitado. É necessário, portanto, que o aluno decida como dividir seu tempo: quantas horas por semana dedicará a cada matéria.

6. Estude os assuntos relevantes.

É essencial que o estudante se informe de que matérias e assuntos serão testados nas provas que vai prestar. Caso contrário, pode dedicar tempo de estudo a matérias que não são testadas nos exames a serem feitos. Ao mesmo tempo, precisa estudar as exigidas na prova, mesmo que não tenham feito parte do currículo no colégio. Por exemplo, há Vestibulares que testam Sociologia. Se o aluno fizer uma prova que exija tal matéria, é necessário que a estude. Caso nunca a tenha tido no colégio, resta a opção de estudá-la com livros ou on-line, em sites como o Educabras.com.

7. Responda a questões e simulados.

Uma das formas mais eficazes de se preparar para o Vestibular e o Enem é responder a questões e fazer simulados e provas. O fato de o candidato estudar uma aula não significa que assimilou os conceitos. Por exemplo, pode estudar uma aula de Matemática e estar convencido de que assimilou o conteúdo, mas não conseguir responder a questões que testam o assunto. Esse tipo de surpresa não pode ocorrer no dia do Vestibular e do Enem. Para evitar tal situação, deve fazer o maior número possível de exercícios.

8. Estude em um ambiente silencioso e evite interrupções.

Estudar para o Enem e o Vestibular requer muito esforço e dedicação. É de grande importância otimizar o tempo de estudo e se concentrar ao máximo. Estudar em um lugar barulhento prejudica a concentração e a assimilação do conteúdo. Recomendamos, portanto, que o aluno estude em um local em que não haja ruído. Além disso, é importante que ele não interrompa os estudos a menos que seja por um motivo urgente. O celular deve ser deixado de lado enquanto estuda!

9. Não deixe os estudos para a última hora.

A procrastinação é um dos principais motivos por que muitos alunos têm mau desempenho no Enem e no Vestibular. O hábito de adiar os estudos é extremamente desaconselhável. Vale repetir: é muito material para estudar e há muita concorrência. Quanto mais o candidato estudar, maiores as chances de ter êxito nas provas.

10. Aprenda a controlar as emoções.

Muitos alunos excelentes não têm bom desempenho no Enem e no Vestibular porque ficam muito nervosos e ansiosos na hora da prova. A ansiedade prejudica a concentração e a memória. Não basta ser inteligente e disciplinado para ter êxito nessas provas. É necessário também ter controle sobre as emoções.
O aluno deve se preparar emocionalmente para o inesperado. Sempre há a possibilidade de as questões na prova serem diferentes do que esperava. Uma forma de combater a ansiedade consiste em adquirir confiança. Isso ocorre quando o aluno estuda com afinco e domina os assuntos a ponto de conseguir responder a questões complexas.

Barbara Beyda é educadora, escritora e blogueira e trabalhou com crianças que tinham dificuldades de aprendizado. Escreve artigos e blogs sobre uma vasta gama de assuntos relacionados à Educação, Cultura e Profissões. Alguns dos temas de seus artigos e blogs são: estudos on-line, escolha de carreira, preparo para o Vestibular e o Enem e orientações para professores, entre outros.

Adoraríamos ver seus comentários

Comente/Avalie

Artigos Blog