5 Dicas Que Todo Iniciante No Marketing Digital Deve Saber

O marketing digital contempla inúmeras ações que visam expandir negócios e marcas na internet. Ou seja, é preciso estar presente em diversas plataformas como sites, blogs e redes sociais.

Hoje, muitos profissionais ainda acreditam que basta ter um site ou mesmo estar presente apenas nas redes sociais para cumprir com essa função, mas não é bem assim que funciona.

. Assim como toda estratégia de marketing, é preciso pensar em soluções integradas e que conversem com um público específico – algo que não deixa de ser simples, mas requer limites.

Hoje, não existe uma “receita de bolo” que possa ser seguida por todas as empresas, o que é ótimo, pois cada uma delas pode desenvolver estratégias exclusivas para se conectar com seu público.

Pensando em tudo isso, resolvi criar este post com o tema marketing digital para te mostrar algumas lições básicas que precisam ser seguidas para garantir a eficiência da comunicação.

A palavra-chave da comunicação feita pela internet é: compartilhamento! Ou seja, é preciso compartilhar conteúdos inovadores para atrair a atenção do seu público e fazer com que ele ajude no trabalho de disseminação de sua marca também.

Para o marketing digital você precisa gerar conteúdo de valor…

Hoje, qualquer pessoa pode publicar o que bem entender na internet, não é mesmo? Isso não significa que ele conseguirá atingir um grande número de pessoas, ainda mais se esse conteúdo não tiver um mínimo de qualidade.

O marketing digital vem na contramão de tudo isso e, preza, essencialmente, pela relevância do que é divulgado.

Então, antes de pensar em postar um texto, vídeo ou mesmo imagens, lembre-se de que essa comunicação precisa ter valor agregado, ou seja, valerá a pena parar por alguns minutos para assistir ao vídeo ou ler o post.

Mesmo em tempos de redes sociais, ainda é preciso ter um site…

Não há como fugir do poder exercido pelas redes sociais nos dias de hoje, além disso, elas são importantes ferramentas para quem faz marketing digital – como você vai ver mais abaixo.

No entanto, ter um site ainda continua sendo um requisito importante para o posicionamento de uma marca.

Claro que ele não precisa ser atualizado e alimentado na mesma frequência de um blog ou perfil em rede social, mas será nele que seus clientes e admiradores poderão conhecer sua marca ou serviço mais a fundo. Não abra mão de ter um site bem estruturado.

Como escolher as ferramentas?

É normal ficar perdido entre tantas opções para se fazer marketing digital. O importante é saber as preferências de seu público-alvo antes de investir ou não em determinada plataforma.

Por exemplo, quem tem um salão de beleza poderá se dar muito bem com alternativas como Facebook e Instagram, pois essas redes são ótimas para se trabalhar com divulgação através de imagens.

Sua marca consegue ser fonte para a produção de diversos vídeos interessantes? Então, investir em um canal no YouTube será uma boa ideia.

Tudo vai depender do segmento em que você atua e o comportamento do seu público. Não hesite em pesquisar referências de comunicação nas páginas de empresas que você admira. Inspirações nunca são demais.

Invista na otimização…

Quem trabalha com sites e blogs sabe da importância de uma boa otimização para garantir acessos e tráfego em suas páginas. Caso você não seja especialista em técnicas de otimização, o primeiro passo é tentar aprender a respeito.

Ao perceber que não dará conta do recado, tenha um plano B, que é contar com a ajuda de profissionais especializados na área – o que poderá facilitar muito a criação das estratégias de marketing digital mais acertadas para as necessidades de sua marca.

Redes sociais para profissionais…

As redes sociais só funcionam bem para marcas e serviços quando utilizadas de maneira profissional, ou seja, compartilhando informações de qualidade.

. Infelizmente, as empresas que ainda não sabem usar esses perfis de forma estratégica estão perdendo muito espaço no mercado. Mais do que divulgar uma marca, elas servem para estreitar relações com o público-alvo.

E você, conhece outras dicas sobre marketing digital voltadas para iniciantes no assunto? Compartilhe nos comentários.

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