3 dicas para fazer churrasco no espetinho

Fazer espetinho é uma arte. Porém, como toda arte, é possível ganhar um bom dinheiro vendendo-os. O ramo alimentício é uma área excelente para negócios. Assar espetinhos, há algum tempo, se tornou mais do que somente uma diversão. Se tornou, em muitos casos, o início de um empreendimento. Mas claro, há os que preferem fazer por diversão e hobbie. Sem problema!

Nesse artigo você encontrará algumas dicas para começar a fazer seus espetinhos. Vamos levar em consideração que você está com o objetivo de abrir um negócio e se tornar o Mestre do Espetinho. Mas caso não esteja, pode considerar o artigo também. Você encontrará algumas dicas de qualidade, que podem e devem ser utilizadas tanto profissionalmente como de modo amador.

Qual a melhor carne para espetinho?

Aqui muitos já caem na dúvida ou, nem se preocupam com isso. Mas é importante saber qual carne utilizar. Caso contrário, é possível que a carne fique dura, muito seca e difícil de pegar o tempero.

A Alcatra é considera a melhor carne. Mas você também pode utilizar outras, como a Maminha, por exemplo. Pode arriscar uma carne de segunda, caso o consumo não seja para clientes e sim, para você, família e amigos. Mas aí já entra outros detalhes para que a carne fique boa.

Além da escolha do tipo de carne, se atente ao açougue que você comprar. Sempre compre de açougues higiênicos e que mantêm o processo de qualidade e conservação da carne.

Máquina de espetinho é necessária?

Esse tipo de máquina é uma mão na roda. Ela facilita muito o corte e a montagem de espetinhos, fazendo com que manualmente, você só tenha que assar a carne.

Mas não, ela não é necessária. Se você está começando e ainda não tem condições de adquirir uma, você pode fazer tudo na mão. Pode utilizar uma tábua e realizar o corte da carne em pequenos cubos.

Se você for iniciante, talvez haja uma falta de padrão entre cada pedaço, mas com o tempo você se acostuma. A máquina, no caso, padroniza bem os cortes, que acaba resultando em uma melhor aparência e também melhor para o consumo. Mas nada tão exigido assim. Dá para cortar na mão sem problemas.

O preparo da carne

O tempero é algo que não pode ser deixado de lado. Você pode utilizar sal, alho, olho, Coloral, etc. Uma técnica bastante utilizada é marinar o espetinho. Essa é uma técnica interessante e que deixa a carne com um sabor espetacular.

Descrevê-la aqui deixaria o artigo muito longo. Você pode ver como aprender coisas como essa dando uma olhada no site Mestre do Espetinho. Lá você conhecerá um pouco da minha história e de um ebook que facilitou muito minha vida como churrasqueiro.

Voltando ao assunto, você pode deixar a carne descansando com o tempero por cerca de 3 a 4 horas. Esse processo é importante principalmente se a carne for de segunda. Ela absorverá melhor o tempero e no final, ficará mais saborosa.

Concluindo

Há outras coisas a saber, como higienização, uso detalhado de uma máquina de espetinho, como começar o seu negócio, quais os diferentes tipos de espetinhos que podem ser feitos, etc. Mas com essa base já dá para arriscar a começar algo legal.

Boa sorte!

1 Comment
  1. Reply
    Carlos Jankler março 27, 2016 at 10:13 pm

    Excelente artigo, muito esclarecedor!
    Parabéns!

Comente/Avalie

Artigos Blog